"A Arte diz o indizível; exprime o inexprimível, e traduz o intraduzível" (Leonardo da Vinci)>>>> A arte é necessária para o ser humano, ela é uma linguagem universal, uma forma de busca do conhecimento de si próprio, do homem como um todo e da natureza que nos cerca.

quinta-feira

VERNIZ E SUAS FINALIDADES

VERNIZ VITRAL
>>> Incolor pode ser utilizado como verniz de acabamento, sem no entanto oferecer muita proteção. Deve ser utilizado somente em peças decorativas não estejam sujeitas a ação do tempo.



VERNIZ CRISTAL
>>> Serve para dar proteção e acabamento brilhante sobre pinturas a óleo (telas) Só deve ser aplicado um ano após a pintura. Apresenta acabamento amarelad
o.



VERNIZ GERAL
>>> Este verniz deve ser  aplicado a pincel, dá acabamento brilhante, com secagem lenta, tem ótima durabilidade e aderência. Pode ser utilizado para impermeabilização e proteção de diversos materiais. Solúvel em Aguarrás,  brilha muito e seca lentamente.


VERNIZ ACRÍLICO BRILHANTE / VERNIZ FOSCO / VERNIZ SEMI-BRILHO
>>> São vernizes especiais, em spray, servem para dar acabamento e proteção em trabalhos artesanais. Podem ainda ser utilizados para proteger desenhos, plantas, documentos, layouts, fotos, etc. Depois de secos, deixam sobre o trabalho uma película transparente brilhante, fosca ou semi-brilhante,  dependendo do tipo aplicado. Devem ser aplicados sobre a pintura completamente seca, em camadas finas, com movimentos constantes e uniformes a uma distância média de 30cm da peça, sempre na vertical.

VERNIZ GERAL ARTESANAL

>>> Para impermeabilizar, dar proteção e acabamento brilhante sobre pinturas em geral e materiais de artesanato previamente testados. Acabamento brilhante, secagem rápida, soluvél em Aguarrás Mineral Acrilex, ótima transparência, durabilidade e aderência. Utilize apenas em locais bem ventilados.
 
VERNIZ ACRÍLICO BRILHANTE / VERNIZ ACRÍLICO FOSCO

>>> Esses vernizes são à base de água, são indicados para dar acabamento brilhante ou fosco em pinturas artísticas seja em tela ou pinturas artesanais em madeira, papel, cortiça, cerâmica, gesso, metal e isopor. Não tóxicos. Podem ser aplicados sobre tinta acrílica para tela, tintas plásticas e acrílicas para artesanat, mas, o depois de totalmente secas. Têm aspecto leitoso enquanto úmido, mas seu acabamento final é completamente incolor. Devem ser aplicados em camadas finas, sem excesso.

73 comentários:

  1. adorei as dicas sobre os vernizes!!mto bom!!!bjoks

    ResponderExcluir
  2. Passei por aqui para deixar um OI, gostei das explicações sobre os diversos tipos de verniz, vai ser útil para mim.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Dê ,obrigado por visitar meu cantinho e pelo comentário.
    Gostei muito do seu blog e achei muito legal sua explicação sobre vernizes,confesso que às vezes me confundia ,obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Passando para retribuir a visita em meu blog (feltro e cia e dizer q fieui muito feliz com o seu comentário e aproveitar e tbm dizer q seu blog é muito show. Adorei as dicas e vou sempre te fazer visitinhas, para aprender mais e mais com suas dicas. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ótimas sugestões,eu particularmente achei muito boas!
    Já estou te seguindo e se puder ,passa no meu,humildezinho,sem pretensão,pra dar uma força...
    http://www.tiaprifessora.blogspot.com
    Bjos:)Pri

    ResponderExcluir
  6. Estou seguindo o blog, belíssimo!!!
    Grande beijo =))

    ResponderExcluir
  7. OLÁ ESTOU COM UMA DUVIDA SE DA PARA USAR O VERNIZ GERAL EM FOTOS O MEU VERNIZ ÉO DA ACRILEX OBRIGADA,ANDREA BLD@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  8. Andrea preciso de mais detalhes, mande as informações pelo meu e-mail e responderei.
    Primeiro é xerox ou impressão. Se for impressão, é a laser ou jato de tinta ? O que pretende fazer? Decoupage ?

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    muito lindo seu cantinho. Parabéns!!!
    Por favor,Já q vc entende de verniz quem sabe pode me esclarecer: por que sempre q passo o incolor da acrilex ele parece não secar fica sempre grudando... será q passo demais? desde já agradeço bjOo.
    http://teraartes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Acompanho sempre no orkut e considero suas explicações ótimas e bem esclarecedoras.
    Me tira uma dúvida: Verniz marítimo deixa a tinta amarelada?
    Parabéns pelos seus lindos trabalhos.

    ResponderExcluir
  11. olá que bacana suas dica,estou com uma duvida,pintei meu guarda roupa ele era marfim,fiz todo processo de lixamento,limpesa,e pinte de tinta esmalte branco acetinado a base de agua,foi a tinta q me indicaram,realmente ficou lindo,mas gostaria de saber qual verniz posso usar para não amarelar,passei verniz maritimo em um pedaço e machou td,qual vc me indicaria...quero somente para dar brilho e proteção.mto obrigada! aguardo ansiosa sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o verniz marítimo amarela. Eu passaria o verniz geral incolor. Faz o teste.

      Excluir
  12. pinte de tinta esmalte branco acetinado a base de agua,foi a tinta q me indicaram,realmente ficou lindo,mas gostaria de saber qual verniz posso usar para não amarelar,passei verniz maritimo em um pedaço e machou td,qual vc me indicaria...quero somente para dar brilho e proteção.mto obrigada! aguardo ansiosa sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verniz marítimo amarela mesmo, tente o verniz geral incolor, faça o teste para ver se gosta o resultado.

      Excluir
  13. Bom dia Dê,
    Adorei seu blog e sua arte e dicas.Parabéns!! Vou seguir você com muito prazer. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Oi Magda, me perdoe a demora da resposta, minha vida está uma correria, nem tenho conseguido acessar meu blog.
    Então vamos lá, o verniz marítimo realmente deixa a peça meio amarelada, pra você o ideal seria o verniz geral.

    ResponderExcluir
  15. Nossa, adorei todas as dicas. Obrigada, beijos!!

    ResponderExcluir
  16. ola bom dia,gostaria de saber qual o melhor verniz p/ segurar glitter? apliquei em um sapato e gostaria que ficasse mais seguro! quem souber me diz por favor : mcss20@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca apliquei gliter, mas já usei o pó mágico da siquiplás. Ele é um pó de minério que reflete um brilho prateado.
      Você deve limpar bem a área, aplique a cola de contato conforme a orientação do fabricante,e aplique o pó mágico eu uso da siquiplás.É muito simples e o resultado é excelente.
      Espero ter te ajudado.
      bjs

      Excluir
  17. ADOREI SEU TRABALHO SOU LEIGO NO ASSUNTO MAS ESTOU QUASE CHEGANDO LÁ SE PUDER ME AJUDAR EU GANHEI UMAS TELAS VINDAS DO RIO GRANDE DO NORTE E NÃO SEI O QUE UTILIZAR PARA PROTEGELAS ,VOCE SABE QUEM FAZ ESTE SEVIÇO? FILMINHO@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Para proteger sua tela você pode aplicar o verniz spray, eu uso o da acrilex.Escolha o que mais lhe agradar, fosco ou com brilho. Aplique numa distância de uns 30cm, para não correr o risco de escorrer.
      Qualquer dúvida, só falar ok.
      abraço!

      Excluir
  18. Parabens dicas importantes.vou usar com frequencia.Que Deus te ilumine cada vez mais.

    ResponderExcluir
  19. Parabens por conpartilhar informaçoes inportantes. Que Deus te ilumine.

    ResponderExcluir
  20. verniz acrilico serve pra da brilho na tinta foca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geovaney, desculpe-me o atraso, não estou aqui todos os dias pela vida corrida que tenho. Verniz acrílico tem o fosco e o brilhante, no caso use o brilhante. Um abraço, volte sempre. Feliz ano novo a você e sua família.

      Excluir
  21. oi bom dia. Tenho pouca experiencia mais muita curiosidade entao estou pintando uma peça de madeira onde usei esmalte base aqua branco acetinado, tem inicialmente um brilho propio.minha pergunta qual verniz posso utilizar,comprei um acrilico brilhante posso usalo? Oq me recomenndaria? Desde ja obrigado e parabens pelo post....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wman, desculpe-me o atraso da resposta. Pode sim, sem problemas. O importante na hora de usar o verniz é analisar qual será a finalidade da peça, para cada finalidade um tipo de verniz. Por exemplo, se for uma peça que vai ser usada no banheiro que tem bastante umidade, o ideal é usar o marítimo.
      Sabendo a finalidade de cada verniz poderá fazer essa avaliação sem problemas. Bjs e volte sempre. Feliz ano novo a você e sua família.

      Excluir
  22. eu gostaria de saber se posso usar o verniz e qual tipo de verniz para passar na tira do chinelo que forrei com fita de cetim para ficar impermeabilizante para não sujar a tira e estragar a fita quando for lavar.com o verniz ela vai ficar mas durinha e não vai sujar muito facil.obrigada verônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Verônica, desculpe-me o atraso.Eu nunca fiz esse tipo de trabalho, pela lógica teria que ser o marítimo incolor, mas eu não sei se mancha a fita, você precisa fazer um teste. Se fizer esse teste, me conta o resultado ok. Bjs e volte sempre. feliz ano novo a você e sua família.

      Excluir
  23. Olá! achei o blog procurando por explicações sobre verniz e me ajudou muito. me tira uma dúvida. Eu faço transfer manual de imagem para madeira, metal.. sabe essa tecnica?
    entao eu estou em duvida do tipo de verniz que devo usar para proteger e dar acabamento. pelo que eu li seria o verniz artesanal???? obrigada, Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nina, perdoe-me a demora só hoje consegui abrir este blog que havia sido hackeado, haja paciência !:;
      Vamos lá, sempre que queremos proteger uma peça na minha opinão o melhor verniz é o geral incolor, mas eu costumo dizer a todos que sempre devemos fazer testes, faça uma pequena peça e passe o verniz geral para ver se gosta do efeito, pois dá brilho. Mais uma vez desculpe, obrigada pela visita, volte sempre.

      Excluir
  24. Boa tarde,estou fazendo umas lembrancinhas em mdf para o aniversario da minha filha,gostaria de saber se posso usar verniz acrilico para dar acabamento e em quanto tempo ele seca.desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, que pena não poder ajuda-la em tempo, infelizmente estava com meu blog bloqueado e não conseguia ter acesso. Mas mesmo assim fica a dica. Como se trata de uma lembrancinha de aniversário pode sim, pois a secagem é muito rápida. E o acabamento pode ser fosco ou brilhante. Neste caso eu usaria o fosco, para manter a peça natural. Obrigada pela visita e mais uma vez desculpe.

      Excluir
  25. Verniz Acrílico Brilhante Acrilex 100mlVerniz Acrílico Brilhante Acrilex SERVE PARA IMPRESSAO JATO DE TINTA OU FOTOS PARA DURAR MAIS BJO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá moneart, desculpe demora da resposta, mas meu blog estava bloqueado, pois foi invadido. Bem o ideal é você usar impressão a laser. Na jato de tinta você tem que impermeabilizar com goma laca incolor dos dois lados para não manchar. Se quiser um efeito envelhecido na foto use a goma laca indiana. Vou postar uma matéria sobre goma laca ok.
      Com isso já fica entendido que o verniz não serve para essa proteção. Volte sempre bjs

      Excluir
  26. olá. eu faço peliculas para unhas e comecei agora. participo de um grupo ja. mais to sem introzada lá. o seu grupo fala sobre películas de unhas? ou ñ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, meu grupo fala sobre artes em geral se você faz películas para unha isto é uma arte, fique a vontade para participar. A participação no caso não é apenas para fazer propaganda do seu trabalho, mas também colaborar com o grupo colocando um passo-a-passo de um trabalho, mesmo que seja retirado da net. Espero por você, bjs

      Excluir
  27. Olá Dê, admiro bastante trabalhos artesanais, mas achei seu blog pesquisando algo que me ajudasse na pintura do berço do meu bebê...Veja se pode me ajudar: Acho que o berço é de mdf, e as grades vieram encapadas com um plástico, não muito grosso, que foi rasgando com o tempo, e com a umidade, está surgindo mofo...Queria pintá-lo, mas não tenho prática, nem ao menos conhecimento do assunto...rsrsrs
    Vi que o verniz protege, gostaria de usá-lo...Posso usar uma tinta branca antes, da cor que era o plástico? Qual seria a tinta?
    Espero não estar sendo leiga demais...rsrs
    Tudo de bom pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, antes de mais nada você precisa retirar todo o plástico, feito isso dê uma boa lixada com lixa fina para madeira, limpe bem para retirar o pó e passe uma demão de PVA branca (PVA é látex de parede e é diluída em água), depois de seco lixe novamente, faça essa operação mais uma vez, verá que a madeira vai ficar aveludada.
      Depois de seca, lixada e limpa, pinte com o PVA na cor preferida. Para finalizar passe verniz acrílico ou verniz geral incolor que dá brilho.
      Tati, se quiser conversar, estou no face procure por Comunidade Artes e Seus Passos.

      Excluir
  28. Hola!!! \preciso de ajuda. Estou tentando recuperar uma tela a oleo do ano 57 e depois de conseguir as cores e repintar os lugares falhados, quando já estava bem seca,decidí passar por cima verniz acrílico fosco, mas a pintura ficou esbranquiçada. Que produto posso utilizar para devolver a vida ao quadro? Muito obrigada. Diana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana, sinceramente, não sei dizer o que aconteceu, quem sabe seja a qualidade do verniz, veja na lata se existe a possibilidade de remover o verniz sem prejudicar a pintura ou você pode ligar para o sac da empresa e ver qual o produto poderá ser usado para devolver a vida do seu quadro. Espero ter te ajudado, bjs no seu coração e boa sorte. Se for possível me conta depois.

      Excluir
  29. GOSTARIA DE SABER QUAL PRODUTO PASSAR PARA FINALIZAR MEU TRABALHO DE DECOUPAGE EM CERAMICA,USEI A GOMA LACA,MAIS GOSTARIA DE SABER QUAL É O MAIS RESISTENTE A AGUA,POSSO LAVAR ESTA CERAMICA DEPOIS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia, desculpe a demora da resposta, mas infelizmente não estou tendo tempo para me dedicar ao blog como gostaria.
      Se você usou a goma laca incolor, fez uma boa escolha, pois é utilizada como verniz para impermeabilizar peças e como a sua peça é de cerâmica, ou seja porosa, a goma laca incolor da um bom resultado. O que você pode fazer e passar uma segunda demão na peça para ficar bem protegida, como seca rápido coloque uma boa quantidade de goma laca no pincel para que possa puxar e não ficar marca do pincel. Pode lavar sim, mas faça-o rapidamente e seque. Espero ter ajudado, volte sempre, bjs

      Excluir
  30. Ola, gostaria de saber se o verniz acrílico fosco da acrilex serve para impermeabilizar peças de biscuit, e se tem outra sugestão, outro tipo de verniz , só que queria que a peça não fica-se com brilho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, isso eu não posso dizer pois nunca passei verniz acrílico fosco no biscuit para impermeabilizar, a melhor coisa que tem a fazer é testar. O que posso lhe dizer é que o verniz vitral da acrilex, verniz marítimo e até verniz para unhas dão uma excelente proteção ao biscuit só que deixarão com bastante brilho. Espero ter ajudado, obrigada pela visita e volte sempre. abraço fraterno

      Excluir
  31. esse verniz :VERNIZ ACRÍLICO BRILHANTE / VERNIZ ACRÍLICO FOSCO, é apropriado para passar em papercrafts (arte feita com papel de imprimir, recortar, dobrar e montar com cola) queria dar um acabamento pra ficar assim:
    http://4.bp.blogspot.com/-aCO-T0FKvK0/T9Gu8nrOSHI/AAAAAAAABKU/y7W0Gjk701g/s1600/DSCN2910.JPG

    com esse brilho, será que é verniz? ou é outro material?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ailton Power, desculpe a demora da resposta. Vi a foto e na minha opinião o verniz que vai dar esse brilho é a goma laca incolor que pode ser utilizada como verniz de acabamento de peças, e como se aplica muito bem em materiais absorbentes como papel, acho que vale apena você fazer um teste.
      Obrigada pela visita e volte sempre.

      Excluir
  32. Boa tarde.gostaria de saber como aplicar verniz vitral em pecas de madeira artesanal,porque as minhas fica marcadas meu email é cicerapilar@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cícera não costumo fazer essa técnica, mas acho que seja a mesma técnica do vidro líquido, você deverá aplicar depositando o verniz aos poucos e não alisando com o pincel. Vou procurar saber ao certo, depois te falo ok. Obrigada pela visita, volte sempre.

      Excluir
  33. Grata pela publicação. Foram muito úteis. Rosana

    ResponderExcluir
  34. Olá

    Olá Pinto azuleijo, (pintura a dedo) com tinta a oleo. Estou com duvida da função da aplição do verniz após a pintura, varias pessoas que pintam azuleijos aplicam o vernix spray logo após o termino da pintura, eu fiz isso e notei que fica pontinhos de liquido na pintura e também descolore, o verniz é apenas para secar mais rapido? ou tem outra função? e se não aplicar o verniz deixando secar naturalmente a pintura vou ter algum problema com a pintura depois? Pode me ajudar por favor? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudemir, a função do verniz é proteger a pintura. Na minha opinião, deveria esperar a pintura secar e passar goma laca incolor que também é utilizada como verniz de acabamento, só que neste caso a peça ficará com brilho. Poderá inclusive passar duas demãos. Se quiser pode afinar o liquido com álcool se estiver muito grossa. No caso de usar a goma laca a peça poderá até ser lavada rapidamente. Se quiser um efeito fosco poderá usar o verniz para concreto aparente fosco e não terá brilho. Costumo dizer a todos que o melhor a fazer é testar para ver o que realmente deseja. Espero ter ajudado, obrigada pela visita e volte sempre.

      Excluir

    2. Obrigado pela resposta.

      Claudemir

      Excluir
  35. oi gostaria de saber se posso usar o verniz vitral para finalizar minha deucopagen no chinelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi vivi, para a decoupage em chinelo a melhor opção é a cola pano da glitter, na minha comunidade no orkut " Artesanato Passo-a-Passo, havia um tópico só de chinelo, que infelizmente sumiu, mas tinha informações maravilhosas e acompanhei de perto muitos testes dos membros e posso garantir a você que a cola pano da gliter é muito eficaz na decoupage em chinelo tanto com pano quanto com guardanapo. Os testes garantiram 24 hs de molho em água e não saiu a decoupage, coisa que não aconteceu com outros produtos. Espero ter te ajudado, volte sempre, bjs

      Excluir
  36. Stela Maris Zonato, se no galão diz ser verniz para concreto, serve sim, só precisa ver se é brilhante ou opaco.Obrigada pela visita, volte sempre.

    ResponderExcluir
  37. ola pintei uma comoda de madeira na cor preto fosco mas nao gostei posso passar um verniz transparente para dar brilho?

    ResponderExcluir
  38. olá, parabens pelo blog, as dicas são muito uteis! Eu estou pintando um objeto plastico e só achei os tons certos com tinta de tecido (que não tem a fixação muito resistente), queria saber se verniz acrilico spray brilhante iria deixar a cobertura um pouco mais resistente (vou precisar do objeto por menos de 24h) sem estragar o plastico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para que haja fixação no plástico, você deve aplicar um primer antes de pintar. Existe o Maxi Rubber, você vai encontra-lo em casa para tintas automotivas, tem em cores e a cobertura é ótima, mesmo que pintar com maxi preto por exemplo e por cima passar o branco não vai ter problemas. Prepare o plástico com o Maxi, depois da secagem passe branco e dê continuidade no seu trabalho. No final passe o verniz ao seu gosto, lembranco que o marítimo sempre amarela um pouco. bjs

      Excluir
  39. Olá! Adorei as dicas e vou compartilhar no meu blog, mas com os devidos créditos do seu. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique a vontade Cidália pois é dividindo que multiplicamos. Muito sucesso pra você, bjs

      Excluir
  40. ola!faço peliculas impressas de unhas, uso cartuchos da impressora hp. qual verniz spray devo usar depois da impressao? qto tempo aproximado devo esperar p aplicar o verniz indicado?o q fazer p nao ficar com aparencia grudenta?demora secar o verniz?obrigada pela ajuda. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer ao certo, mas eu tentaria passar a goma laca incolor, só pelo fato de ter sido impressa. Tenta quem sabe fica como você deseja. bjs

      Excluir
  41. ola gostei muito do seu blog, eu colei um tecido de algodao na parede de alvenaria que era pintada ficou muito bonito quase nao da pra perceber que e tecido ,ficou igual papel de parede agora queria proteger das crianças para nao sujarem, qual verniz devo usar? eu comprei o verniz acrilico brilhante galao marca brasilux numa casa de tintas ,mas estou com receio pois o tecido e fosco por isso ainda nao apliquei sera que comprei certo?gostaria da sua ajuda .bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soninha Santos, a melhor coisa que tem a fazer é colar um pedaço desse tecido num pedaço de madeira e aplicar o verniz, só assim poderá saber se vai ficar do seu gosto. Temos sempre que fazer um teste antes. bjs

      Excluir
  42. De gostaria de saber se posso usar o verniz geral acrilex puro ou se tenho obrigatoriamente utilizar água raz mineral como solvente (em mini foto à laiser ou seja de 5cm x 5cm) e qual pincel devo utilizar para este tamanho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que usar uma impressão, aguarde 24 hs por segurança. Passe então uma demão de goma laca incolor na imagem para impermeabilizar e espere secar, faça o mesmo na parte de trás. Depois de seco é só fazer a decoupage ou o que quiser. Neste caso não use verniz como impermeabilizador, pode manchar. Espero ter ajudado, volte sempre

      Excluir

Olá! Muito Obrigada pela sua visita e comentário.
Volte sempre!

Uma Rosa com amor

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

UM PENSADOR DISSE....

Quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. Quanto mais aborrecidas estiverem, maior será a distância a formar-se. Por outro lado, quando duas pessoas estão enamoradas, falam suavemente, é porque seus corações estão muito perto.
A distância entre eles não existe, seus corações estão muito próximos que nem necessitam falar, tão intenso é o amor, apenas se olham e isso basta. Seus corações se entendem e seus olhos falam por si.
Os olhos são o espelho da alma...existem olhares em que as palavras não são necessárias, os olhos dizem tudo até o que a palavra não consegue expressar.
Assim também é uma rosa. Quando é ofertada com amor, não são necessárias palavras, quem a recebe entende a mensagem " POR COMPLETO"