"A Arte diz o indizível; exprime o inexprimível, e traduz o intraduzível" (Leonardo da Vinci)>>>> A arte é necessária para o ser humano, ela é uma linguagem universal, uma forma de busca do conhecimento de si próprio, do homem como um todo e da natureza que nos cerca.

sexta-feira

GOMA LACA

O QUE É E PARA QUE SERVE A GOMA LACA

A goma laca é uma resina orgânica derivada da secreção de um inseto ( Coccus Lacca e Kennia Lacca  ) encontrado nas florestas,em países do oriente como a Índia e Tailândia.

Para a preparação do verniz, estes galhos são colhidos e quebrados em pequenos pedaços de onde é extraída e purificada a substância que depois de dissolvida em álcool será o "verniz de goma laca".
Esta resina é apresentada no comércio em torrões escuros e em finas escamas, semi-transparentes, com diversas tonalidades, indo do âmbar escuro ao amarelo pálido.
Esta variação de cores é resultado da presença de substâncias colorantes naturais da árvore
Podemos encontrar no mercado a goma laca indiana limão, laranja, asa de barata, a clarificada e a transparente.
O uso da goma laca é conhecido há pelo menos 2.500 anos.
É uma forma tradicional de selar madeiras, cerâmicas, papelão e gesso.
Também é utilizada como verniz e isolante de moldes de gesso.

Preparação do Produto

Encontramos nas casas de ferragens a goma laca conhecida como "asa de barata". Essa goma laca não é purificada e se assemelha a goma laca indiana vendida nas lojas de artesanato.

Dilua a goma laca em álcool nas proporções de 100 a 150 gramas de goma laca para 1 litro de álcool. Em seguida despeje a substância num frasco de plástico ou vidro com tampa.
Mantenha o frasco hermeticamente fechado e deixe curtir por um ou dois dias antes de usar.
Encontramos no mercado alguns tipos de goma laca já prontas para uso. Segue abaixo a descrição de cada produto conforme informado pelo fabricante:


Após ler as informações chegamos a conclusão de que todas as variações tem em comum as mesmas propriedades, sendo que a goma laca incolor, devido a sua transparência é a mais indicada p/ misturas c/ purpurinas e como verniz de acabamento!!!!

Goma Laca Indiana - 

Ideal para impermeabilizar materiais porosos e absorventes, como papel, madeira, cerâmica e gesso, antes da pintura. Serve também como proteção para pinturas com baixa resistência à abrasão. Solúvel em álcool. Apresenta acabamento amarelad


Goma Laca Purificada - 

Para impermeabilizar materiais porosos e absorventes como papel, madeira, cerâmica e gesso para posterior pintura. Pode ser utilizada como verniz de acabamento em peças decorativas e para fixação de purpurinas e glitters. Apresenta acabamento mais claro por ser purificada.


Goma Laca Incolor - 

Para impermeabilizar materiais porosos e absorventes como papel, madeira, cerâmica e gesso para posterior pintura. Pode ser utilizada como verniz de acabamento em peças decorativas e para fixação de purpurinas e glitters. Sua principal característica é sua total transparência. Não altera a cor natural das pinturas.

4 comentários:

  1. Obrigada pela generosidade em compartilhar seus conhecimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Ana Maria Pinho, volte sempre. bjs

      Excluir
  2. gostaria de saber como fazer a goma laca incololor, quais ps materias pois a goma laca indiana eu sei so não sei qual produto pra fazer a incolor
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não sei como é feita, sei fazer apenas a indiana. Vou procurar saber se eu encontrar posto no blog ok

      Excluir

Olá! Muito Obrigada pela sua visita e comentário.
Volte sempre!

Uma Rosa com amor

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

UM PENSADOR DISSE....

Quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. Quanto mais aborrecidas estiverem, maior será a distância a formar-se. Por outro lado, quando duas pessoas estão enamoradas, falam suavemente, é porque seus corações estão muito perto.
A distância entre eles não existe, seus corações estão muito próximos que nem necessitam falar, tão intenso é o amor, apenas se olham e isso basta. Seus corações se entendem e seus olhos falam por si.
Os olhos são o espelho da alma...existem olhares em que as palavras não são necessárias, os olhos dizem tudo até o que a palavra não consegue expressar.
Assim também é uma rosa. Quando é ofertada com amor, não são necessárias palavras, quem a recebe entende a mensagem " POR COMPLETO"